Os ensinamentos de Sêneca: Educação para um modo de vida com sabedoria

Autores

  • Francisco Clailson de Carvalho Lima Pesquisador na Universidade Federal do Piauí - UFPI, PI, Brasil.

Palavras-chave:

Estoicismo, Sêneca, Cartas a Lucílio, Sabedoria

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a possibilidade dos ensinamentos de Sêneca que se configuram como utilidade para nossos dias, e nos conduzem para um modo de vida com sabedoria. Tendo em vista as reflexões que norteiam a filosofia estóica, surge o seguinte questionamento: qual a possibilidade de a filosofia estóica para orientar à tranquilidade e a felicidade? O ponto de partida será leitura de comentadores do Estoicismo em geral e de Sêneca, em particular, no sentido de mostrar o reencontro com a existência feliz levando-se em conta o dever e a autodisciplina.

Referências

BRUN, J. O Estoicismo. São Paulo: Edições 70, 1987.

COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. Vícios e Virtudes em Sêneca: as contribuições do Estoicismo Romano para a formação do homem latino. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 11., 2012, Maringá. Anais [...]. Universidade Estadual de Maringá, UEMA, 2012. p. 3.

GAZOLLA, R. O Ofício do Filósofo Estoico: o duplo registro do discurso da Stoa. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

MAYER, R. G. Romanal historical exempla in Seneca in Oxford readings classical studies Seneca. Oxford: Oxford University Press, 2008.

MELO, J. J. P. O sábio senequiano: um educador atemporal. 2007. 247f. Tese (Pós-Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Campo Assis, São Paulo, 2007.

OLIVEIRA, L. de. Sêneca: uma vida dedicada à filosofia. São Paulo: Editora Paulus, 2010.

REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia: antiguidade e idade média. 5. ed. São Paulo: Paulus, 1990.

SANTOS, A. R. A. dos. A filosofia Prática de Sêneca: um ensaio sobre a firmeza de alma. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.

SÊNECA, L. A. Cartas a Lucílio. Tradução, prefácio e notas de José António Segurado e Campos. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

Downloads

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Comunicações