Cícero e seu projeto de valorização da Filosofia e da língua
Palabras clave:
Cícero, Latim, Filosofia, HumanitasResumen
Este estudo tem por objetivo discutir a valorização do latim efetivada por Marco Túlio Cícero (106 – 43 a.C.) em seus escritos com o fim de adaptar a filosofia à sociedade romana. Isso implica discutir suas principais contribuições para a elaboração de um novo pensamento em Roma: a adaptação do “espírito” latino ao que havia de mais importante na filosofia grega, a valorização da língua latina e seu projeto de tradução do grego para o latim, a possibilidade de uma filosofia propriamente romana e a formulação da humanitas como processo formativo. Cícero realizou uma transliteração de termos da língua grega para a latina, de modo a torná-la capaz de exprimir a abstração da filosofia. Com sua obra, ele desenvolveu uma literatura propriamente latina. Depois dele, o conhecimento do grego decresceu em Roma, deixando de ser instrumento obrigatório de uma autêntica cultura.
Citas
AGOSTINHO DE HIPONA. Diálogo Sobre a Felicidade. Lisboa: Edições70, 2018.
AUVRAY-ASSAYAS, Clara. Cícero. Trad. Jane Pessoa. 1ª ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2018.
BONNER, Stanley. La educación en la antigua Roma. Barcelona: Herder, 1984.
BORTOLANZA, João. Prefácio. In: CÍCERO. A Natureza dos Deuses. Trad. Bruno Fregni Bassetto. Uberlância: Edufu, 2016, p. 496.
CAMPOS, José Antônio Segurado e. Apresentação. In: CÍCERO. Textos Filosóficos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012, p. 549.
CARLETTI, Amilcare. Os grandes oradores da Antiguidade: Cícero, as Catilinárias. 2ª ed. São Paulo: Livraria e Editora Universitária de Direito, 1999.
CÍCERO, Marco Túlio. As Últimas Fronteiras do Bem e do Mal. Trad. José Antônio Segurado e Campos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
______. A natureza dos deuses. Trad. Bruno Fregni Bassetto. Uberlância: Edufu, 2016.
______. Brutus. Trad. José Rodrigues Seabra Filho. Belo Horizonte: Edições Nova Acrópole, 2013.
______. Da Antiga à Nova Academia. Trad. José Antônio Segurado e Campos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
______. Da República. Trad. Amador Cisneiros. São Paulo: Ediplo, 2011.
______. Discussões Tusculanas. Trad. Bruno Fregni Bassetto. Uberlândia: EDUFU, 2014.
COELHO, João Paulo Pereira; PEREIRA MELO, Joaquim. A Constituição História da Humanitas Latina em Cícero e Sêneca. Seminário de Pesquisa do PPE, Universidade Estadual de Maringá, 7 a 9 de maio de 2012.
FERACINE, Luiz. Cícero, o maior filósofo latino da Antiguidade. São Paulo: Lafonte, 2011.
FONTAN, Antonio. Artes Ad Humanitatem: Ideales del hombre y de la cultura em tempos de Ciceron. Navarra: Publicaciones del Estudio General de Navarra, 1957.
GRIMAL, Pierre. A Civilização Romana. Trad. Isabel Aubyn. Lisboa: Edições 70, 2009.
JAEGER, Werner Wilhelm. Paideia: a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LIMA, Sidney Calheiros de. Cícero e a obra filosófica em latim como múnus rei publicae. Nuntius Antiquus, n.5, 2010, p. 92-110.
MAFFI, Maffio. Cícero e o seu drama político. Trad. José de Carvalho. São Paulo: Instituto Editorial S.A., 1948.
MARROU, Henri-Irénée. História da Educação na Antiguidade. Trad. Mário Leônidas Casanova. Campinas: Kírion, 2017.
MOMIGLIANO, Arnaldo. Os Limites da Helenização: A Interação Cultural das Civilizações Grega, Romana, Céltica, Judaica e Persa. Rio de Janeiro: Joge Zahar Editor, 1975.
OSUNA, Esmeralda. Apresentação. In: CÍCERO. Acadêmicas. Belo Horizonte: Nova Acrópole, 2012, p.412.
PEREIRA MELO, José Joaquim. Cícero: um novo modo de pensar a cultura e a educação. In: (org) MACHADO, Maria Christina Gomes; OLIVEIRA, Teresinha. Educação na História. UEMA: São Luís, 2008, p.189-207.
______. Educação e Estado Romano. Revista Linhas, 7(2), 2007.
PLUTARCO. Vidas Paralelas: Demóstenes e Cícero. Trad. Marta Várzeas. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2010.
ROCHA PEREIRA, Maria Helena da. Estudos de História da Cultura Clássica. v. II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.
ROCHA PEREIRA, Maria Helena da. Nas origens do humanismo ocidental: Os tratados filosóficos ciceronianos. Conferência proferida na Faculdades de Letras do Porto, 30 de abril de 1985.
SÁNCHEZ, Ángel Martínez. La ideia de humanitas em M.T. Cicerón. Revista Internacional de Filosofia, nº62, 2014, 123-138.
SANT’ANNA, Henrique Modanez de. História da República Romana. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.
SEABRA FILHO, José Rodrigues. In: Brutus. Trad. José Rodrigues Seabra Filho. Belo Horizonte: Edições Nova Acrópole, 2013, p.396.
VALENTE, Mílton. A Ética Estoica em Cícero. Caxias do Sul-RS: Educs, 1984.
VIEIRA, Brunno. Cícero e seu projeto tradutório. Calíope 15, 2006, Rio de Janeiro, p. 23-35.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Hypnos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.