Os ensinamentos de Sêneca: Educação para um modo de vida com sabedoria
Palavras-chave:
Estoicismo, Sêneca, Cartas a Lucílio, SabedoriaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a possibilidade dos ensinamentos de Sêneca que se configuram como utilidade para nossos dias, e nos conduzem para um modo de vida com sabedoria. Tendo em vista as reflexões que norteiam a filosofia estóica, surge o seguinte questionamento: qual a possibilidade de a filosofia estóica para orientar à tranquilidade e a felicidade? O ponto de partida será leitura de comentadores do Estoicismo em geral e de Sêneca, em particular, no sentido de mostrar o reencontro com a existência feliz levando-se em conta o dever e a autodisciplina.
Referências
BRUN, J. O Estoicismo. São Paulo: Edições 70, 1987.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. Vícios e Virtudes em Sêneca: as contribuições do Estoicismo Romano para a formação do homem latino. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 11., 2012, Maringá. Anais [...]. Universidade Estadual de Maringá, UEMA, 2012. p. 3.
GAZOLLA, R. O Ofício do Filósofo Estoico: o duplo registro do discurso da Stoa. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
MAYER, R. G. Romanal historical exempla in Seneca in Oxford readings classical studies Seneca. Oxford: Oxford University Press, 2008.
MELO, J. J. P. O sábio senequiano: um educador atemporal. 2007. 247f. Tese (Pós-Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Campo Assis, São Paulo, 2007.
OLIVEIRA, L. de. Sêneca: uma vida dedicada à filosofia. São Paulo: Editora Paulus, 2010.
REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia: antiguidade e idade média. 5. ed. São Paulo: Paulus, 1990.
SANTOS, A. R. A. dos. A filosofia Prática de Sêneca: um ensaio sobre a firmeza de alma. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.
SÊNECA, L. A. Cartas a Lucílio. Tradução, prefácio e notas de José António Segurado e Campos. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Hypnos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.