Ética e aprendizagem em Platão
Palavras-chave:
dialética, pedagogia, reminiscência, platonismoResumo
O autor propõe um percurso pela obra platônica, visitando os diálogos Mênon, Fédon, Fedro, República e Teeteto, com vistas a destacar as variações da teoria pedagógica nela desenvolvida. Sustenta-se o aperfeiçoamento da teoria da reminiscência, discutindo-se acerca de sua substituição ou não por uma teoria da visão noética. Aponta-se ainda para a inseparabilidade em Platão de ética e epistemologia.Downloads
Edição
Seção
Licença
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.