Seria o Sofista uma correção da República? Platão e a questão do “ser” das Ideias
Palavras-chave:
Ideia, Ser, Sofista, RepúblicaResumo
Embora o Sofista seja a obra que mais explore as interrelações entre as Formas, é possível ver na República a afirmação da existência de “comunidade das Ideias entre si” (476a6-7). A apresentação de um exemplo dessa interrelação é a Ideia de Bem que causaria o “ser” das outras Ideias (509b7-8). Chama a atenção o fato dessa afirmativa ser revista no Sofista, no qual este mesmo predicado das Ideias é explicado por outra causa: a Ideia de Ser (256a et passim). Para uma avaliação da ocorrência ou não desta “revisão”, o presente trabalho perseguirá a resposta a três perguntas: (i) se o predicado causado pelo Bem na República tem o mesmo significado que aquele causado pelo Ser no Sofista; (ii) se é possível estabelecer uma regra de funcionamento da causação dos predicados dentro da assim chamada Teoria das Ideias; (iii) se Platão está corrigindo sua Ontologia no Sofista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Hypnos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.