A polêmica de Heráclito contra Hesíodo
Palavras-chave:
Heráclito, HesÃodo, Noite e dia, União de opostosResumo
O objetivo do artigo é investigar como Heráclito usa as ideias tradicionais expressas nos poemas de Hesíodo para fazer uma contraposição à sua concepção de mundo. Primeiro o papel circular do poeta como alguém que aprende da tradição e ensina para reforçar a tradição é analisado. Em seguida, a partir dos fragmentos B57 e B106, as ideias expostas em seus poemas são apresentadas. O paradigma é o caso do dia e da noite que Hesíodo apresenta como dois fenômenos separados e ainda qualifica uns como bons e ruins. A refutação de Heráclito tem o objetivo de mostrar que não só eles são opostos unidos por uma mudança diacrônica do dia que vira noite e vice versa como também é uma falha humana qualificá-los como bons ou ruins.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.