Felicidade, fim último (télos) e perfeições humanas no Comentário sobre a República de Averróis
Parole chiave:
Averróis, fim humano, felicidade, perfeiçõesAbstract
No Livro II do Comentário sobre a República, Averróis discute o fim (télos) do homem com base na doutrina de Aristóteles. Como o homem é político por natureza, o seu fim (télos) antecede a ele, na medida em que ele é parte da cidade. Esse fim (télos) é o da cidade e é único para todos os seus habitantes. Com base na ética de Aristóteles, Averróis identifica esse fim com a felicidade. Atingir o verdadeiro fim, que é a felicidade, consiste em atingir a perfeição por meio de ações no convívio com os demais. A discussão sobre o fim leva o Comentador a discorrer sobre a educação do governante, pois esta depende do propósito a que se destina o seu governo, já que, como afirma Averróis, “se é ignorado o fim, ignora-se a via que conduz a ele”.Downloads
Fascicolo
Sezione
Licenza
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.