A constituição poético-filosófica do si-mesmo: o estoicismo nas tragédias de Sêneca
Parole chiave:
Estoicismo, Tragédia, Sêneca, o em-si-mesmo.Abstract
Para os filósofos estoicos existe uma profunda ligação entre filosofia e poesia, esta como inesgotável fonte de ensinamentos acerca da linguagem correta e das verdades morais. Observar o omportamento dos “heróis trágicos” oferece uma oportunidade de nos tornarmos conscientes das nossas escolhas morais e dos mecanismos que as regulam, como nos mostra Sêneca que, em suas tragédias, procura desvelar os inescrutáveis espaços da psique humana. Ao “desnudar” a alma de suas personagens, ele nos convida a refletir acerca do que subjaz aos desconhecidos motivos para agirmos como agimos. A constituição do si-mesmo perpassa necessariamente esse enfrentamento, como procuramos mostrar neste trabalho.Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.