A função da alma na percepção, nos diálogos platônicos
Parole chiave:
alma, percepção, epistéme, reminiscênciaAbstract
O objetivo deste texto é mostrar como a percepção contribui para o atingir da epistéme. Os sentidos, ou sensações (aisthéseis), canalizam os fluxos sensíveis (aisthánomena) para a alma, que os transforma em sensíveis (aistéta), possibilitando a conceitualização e interpretação pelas quais o pensamento (dianóeisthai, diánoia) capta os mundos interior e exterior. A epistéme poderá então ser atingida por meio do cálculo e comparação das experiências sensíveis. Este resultado só é, porém, possível no quadro da anámnesis. A reminiscência ocorre quando uma dada percepção sensível evoca uma noção “semelhante” (hómoion), previamente captada, que será responsável pela subsequente conceptualização e interpretação daquela.Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.