Paixões e proporções: Aristóteles
Parole chiave:
paixões, proporção, justo-meio, cálculo práticoAbstract
Há passagens do Corpus aristotelicum em que álogon da alma humana, sede também das paixões, apresenta-se oposto a um certo tipo de lógos chamado logistikón. A polaridade álogon-logistiké, ou alogon-logismos, pertence ao pensameno anterior a Aristóteles, que o faz seu e o reformula. Uma acepção dessa polaridade antes de Aristóteles pertence às matemáticas pré-eudoxianas, que tentam dominar o alógico por meio de certo tipo de cálculo proporcional centrado no “algoritmo euclidiano”. Na Ét. Nic. VI e quanto ao “cálculo prático” do sábio, sente-se o eco dessa concepção.Downloads
Fascicolo
Sezione
Licenza
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.