A redescoberta de Orígenes na reflexão filosófico-política entre os séculos XIV e XVI
Mots-clés :
OrÃgenes, potestas, religião e polÃtica, livre-arbÃtrioRésumé
O texto procura mostrar como Orígenes, tido como apolítico, a partir de sua leitura do Novo Testamento e especialmente das cartas de Paulo aos Romanos 13,1 e de Mateus 22,21, trata dos limites da submissão da alma às autoridades terrenas, algo necessário enquanto não se dá o fim da história, quando cessará o combate cósmico entre Cristo e o diabo. Essa leitura de Orígenes foi retomada por Ambrósio e depois reproposta na Idade Média e no Renascimento por pensadores como Marsílio de Pádua, Erasmo e Melanchton. Ademais, a leitura de Orígenes influenciou a iconografia representativa do dito “dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.