Aristóteles e a pertinência do método diaporético
Palabras clave:
Aristóteles, método diaporético, MetafísicaResumen
Ao longo da história da filosofia, o que se seguiu foi uma variedade de sistemas filosóficos que aparentemente permaneceram fiéis à metodologia aristotélica. O objetivo deste trabalho é apresentar de maneira clara a “metodologia diaporética”, reforçando sua pertinência para o desenvolvimento da filosofia. Para isso, recorreu-se principalmente ao programa delineado na Metafísica III.1,995a24-b4, onde se esboça o método diaporético de condução da investigação aristotélica.
Citas
ARISTÓTELES. Ética Nicomáquea. Trad. y notas: Julio Pallí Bonet. Madrid: Editorial Gredos, 1985.
__________. Metafísica. Ed. Trilingüe. Grego – Espanhol – Latim. Trad.Yebra, Valentín García. Madrid: Editorial Gredos, 1998.
AUBENQUE, Pierre. O problema do ser em Aristóteles: ensaio sobre a problemática aristotélica. São Paulo: Paulus, 2012.
__________. Le problème de l’être chez Aristote. Paris: Presses Universitaires de France, 1962.
BARNES, J. (ed.). The Complete Works of Aristotle. 2 vols. New Jersey: Princeton University Press, 1984.
BERTI, Enrico. As razões de Aristóteles. São Paulo: Edições Loyola, 1988.
__________. Estrutura e significado da Metafísica de Aristóteles. São Paulo: Paulus, 2012.
HEATH, Malcolm. Cognition in Aristotle’s Poetics. Mnemosyne, 62 (1). p. 51-75. White Rose Research Oline. Disponível em: <https://brill.com/view/journals/mnem/62/1/article-p51_4.xml>. Acesso em: 10 nov. 2022.
HEIDEGGER, Martin. Que é isto: a filosofia? Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
IRWIN, Terence. O caráter aporético da Metafísica de Aristóteles. In: ZINGANO, Marco (org). Sobre a Metafísica de Aristóteles: textos selecionados. São Paulo: Odysseus Editora, 2005.
PEREIRA, Oswald Porchat. Ciência e dialética em Aristóteles. São Paulo: UNESP, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Hypnos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.