O Epicuro de Clemente de Alexandria e o conceito de Filosofia
Palabras clave:
Clemente de Alexandria, Epicuro, Ecletismo, DoxografiaResumen
O artigo tem a função de mostrar o emprego dos textos de Epicuro nos escritos de Clemente de Alexandria, discutindo três possíveis teses acerca disso. O uso de Epicuro denota uma filosofia pensada de maneira particular por parte do Alexandrino, e corrobora a hipótese de que é essa visão da filosofia que o faz um grande doxógrafo da antiguidade. Indiretamente, Clemente confirma a filosofia de Epicuro diante da carência de fontes de sua filosofia.
Citas
JOURDAN, Fabienne. Orphée et les Chrétiens. Paris: Les Belles Lettres, 2011 (t.1: Orphée, du repoussoir au préfigurateur du Christ; t.2: Pourquoi Orphée?).
GIGANDET, A; MOREL, P.-M. Lire Épicure et les épicuriens. Paris: PUF, 2007.
HÄGG, Henry Fiskå. Clement of Alexandria and the beginnings of Christian apophaticism. Oxford: Oxford University Press, 2006. (Oxford Early Christian Studies).
LILLA, Salvatore R. C. Clement of Alexandria: a study in christian platonism and gnosticism. Eugene, Oregon: Wipf & Stock, 2005.
MÉHAT, A. Études sur les Stromates de Clément d’Alexandrie. Paris: Seuil, 1966.
OSBORN. Clement of Alexandria. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
DESSÌ, Antonino. Elementi Epicurei in Clemente Alessandrino - alcune considerazioni, Athenaeum, n. 70. Pavia, 1982, pp. 402-435.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.