Virtudes falsas y placeres falsos en el Fedón de Platón
Palabras clave:
prazer, virtude, ética, caráterResumen
Neste artigo procura-se examinar o contraste, no Fédon, entre a “virtude verdadeira” e a falsa virtude, ali chamada de “popular ou cívica”, verificando a relação entre as virtudes falsas e a fraqueza de caráter e os prazeres falsos. De outro lado, discerne-se o papel da phronesis na constituição da virtude verdadeira.Citas
BRAVO, F., Las ambigüedades del placer. Ensayo sobre el placer en la filosofía de Platón, Sankt Augustin, Academia Verlag, 2003.
BLUCK, R.S., Plato’s Phaedo, London, Routledge & Kegan Paul, 1955.
BURNET, J., Plato’s Phaedo, Oxford, Clarendon Press, 1911.
DIXSAUT, M., Platon, Phédon, Paris, Flammarion, 1991.
IRWIN, T., Plato’s Moral Theory, Oxford, Clarendon Press, 1977.
LUCE, J.V., “A Discussion of Phaedo 69a6-c2”, The Classical Quarterly 38 (1944) 60 ss.
MYLONAS, G.E., Eleusis and the Eleusinian Mysteries, Princeton, Princeton University Press, 1961.
- “Eleusis and the Eleusinian Mysteries”, The Classical Journal vol. 43 (1947) 130-146.
ROBIN, L., Platon, Paris, PUF, 1968.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.