Fuga e Assimilação em Plotino
Palabras clave:
Fuga, Assimilação, Virtude, UnificaçãoResumen
Este trabalho procura apresentar uma leitura dos conceitos de Fuga (phyge̅́) e Assimilação (homoíosis) em Plotino, em sua exegese de Platão, tendo em vista certo debate e interpretação que oscila entre uma abordagem “literalista” e uma compreensão alegórica do percurso assinalado por estes termos. Qual é o significado da “jornada” de Fuga e Assimilação em Plotino? “Fugir daqui” corresponde a uma espécie de negação do corpo, do mundo e dos sentidos, como entenderam alguns comentadores, ou os textos nos possibilitam outra leitura? E a Assimilação, como unificação (hénosis) a deus, o que significa, como se dá e como é possível?Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.