Encomium Gorgiae ou Górgias versus Parmênides
Palabras clave:
Górgias, Parmênides, Ser, MetafÃsicaResumen
O tratado de Górgias sobre o nada (partindo dos fragmentos que temos dele em Aristóteles e Sexto Empírico) é dividido por meio da prova de três teses diferentes: 1) que o nada é ou existe; 2) que mesmo que haja algo, não pode ser conhecido; 3) que mesmo que pudesse ser conhecido, não poderia ser comunicado a outrem. Estas teses são tão opostas a Parmênides quanto qualquer tese poderia sê-lo. O tratado de Górgias é uma proeza da polêmica antiparmenidiana. Sua dialética também é uma façanha ao reduzir algo ao absurdo, porque as premissas de que Górgias se utiliza para derrubar Parmênides são tomadas do próprio Parmênides ou da escola parmenidiana. Ademais, e pela mesma razão, os argumentos de Górgias não podem ser derrubados sem abrir mão da tese de Parmênides, de que o ser é uno. Que o ser não é uno é a própria condição de uma metafísica sadia. Por esta razão, que não por outra qualquer, Górgias, e não Parmênides, merece ser lembrado como o primeiro metafísico.Descargas
Número
Sección
Licencia
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.