Conhecimento e argumentação em Aristóteles

Autores/as

  • Jaqueline Stefani Universidade de Caxias do Sul

Palabras clave:

Aristóteles, conhecimento, argumentação

Resumen

Examina-se o conhecimento científico e a aquisição dos primeiros princípios em Aristóteles partindo da dificuldade suscitada pelo argumento platônico, apresentado em Mênon (80e). Parece que, em Aristóteles, o problema não é que não se possa conhecer, como sugere a dificuldade apresentada em Mênon. Através das sensações obtidas dos particulares e que se tornam experiência, engendram-se a arte e a ciência. O conhecimento prévio é suficiente para que se possa prosseguir na investigação e chegar a um conhecimento de um nível maior de abstração.

Biografía del autor/a

Jaqueline Stefani, Universidade de Caxias do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia UNISINOS, Professora do Departamento de Filosofia da UCS desde 2006 e Professora do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UCS.

Publicado

2013-09-05