O ethos de Ceci: de cortesã menina a mulher americana
Palabras clave:
Romantismo, Literatura Brasileira, Mulher, TransculturaçãoResumen
O artigo analisa a constituição do olhar da personagem Ceci, do romance O Guarani, de José de Alencar, como diferencial em relação ao conjunto da produção romântica. A constituição destes ‘olhos’ tornou esse romance uma peça única, embora tivesse o tópos de recuperar o primitivo (o índio) como base da nacionalidade e de sua expressão cultural, a nova língua. É a partir dos olhos de menina que se descobre mulher, e da mulher da corte portuguesa que se descobre mulher do Novo Mundo, e que o índio se desvela como fonte da nova raça e cultura.Descargas
Número
Sección
Licencia
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.