Can virtue be taught? An approximation to an answer taken from the Platonic dialogues Meno, Protagoras, and Euthydemus

Authors

  • João Cardoso de Castro UFRJ (PPGBios) / UNIFESO
  • Rodrigo Siqueira-Batista Universidade Federal de Viçosa

Keywords:

virtue, aretê, Plato, education

Abstract

The question of aretê - usually translated as virtue - is one of the main themes discussed in Platonic philosophy. Whether virtue is developed by training or is inherent in human nature, the Greek term for it, aretê, still needs precise definition. In this article we investigate the concept of virtue in Plato, aiming to shed some light on the question: “can virtue be taught?”.

Author Biographies

João Cardoso de Castro, UFRJ (PPGBios) / UNIFESO

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (FIOCRUZ/UFRJ/UERJ/UFF), possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ (2009). Atualmente é professor de Filosofia dos cursos de graduação em Ciência da Computação, Ciências Contábeis e Administração do UNIFESO. Também atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Saúde. Principais temas de atuação: filosofia e suas disciplinas, ciências sociais, educação a distância, Internet e Educação.

Rodrigo Siqueira-Batista, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz, professor do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/UFRJ) e do Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Published

2017-10-29

Issue

Section

Articles