O Leitor em Performance: a construção do Leitor nos diálogos platônicos

Autores

Palavras-chave:

Platão, diálogos platônicos, leitor, mímesis

Resumo

Os diálogos platônicos nascem como obras destinadas à leitura. O público que pressupõem e ao qual estão endereçados é, fundamentalmente, um público leitor. Para que seja realizada em sua forma dramática, a obra platônica demanda um tipo singular de leitor, cuja natureza e função determinadas emergem como efeito do funcionamento do texto e do ato mesmo da leitura. O presente estudo tem o intuito de traçar o perfil de leitor que os diálogos platônicos demandam e constituem. Tomamos, como ponto de partida, uma análise da abertura do Teeteto, importante por colocar em cena o leitor no desempenho de uma performance

Referências

ALLAN, D. J. ’??????????? and some cognate words. Classical Quarterly, n. 30, p. 244-251, 1980.

ALLINE, Henri. Histoire du Texte de Platon. Genève/Paris : Librairie Ancienne Honoré Champion, 1915.

ANDRIEU, J. Le Dialogue Antique. Structure et présentation. Paris: Les Belles Lettres, 1954.

ARISTÓFANES. As Rãs. Trad. Maria de Fátima Silva. São Paulo: Annablume, 2014.

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Souza. 1. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores)

BADY, Guillaume. Le Socrate de Platon : pédéraste ou pédagogue ? In: Les jeux et les ruses de l’ambiguïté volontaire dans les textes grecs et latins. Actes de la Table Ronde organisée à la Faculté des Lettres de l'Université Lumière-Lyon 2 (23-24 novembre 2000) Lyon : Maison de l'Orient et de la Méditerranée Jean Pouilloux, 2005. p. 131-146.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

BARTHES, R. A morte do autor. In: O rumor da língua. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 64.

BLONDELL, Ruby. The play of character in Plato’s dialogues. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

BLÖSSNER, N. The city-soul Analogy. In: FERRARI, G.R.F. (ed.) The Cambridge Companion to Plato’s Republic. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 345-385.

BLUM, R. Kallimachos: The Alexandrian Library and the Origins of Bibliography. Translation by H. H. Wellisch. Madison, 1991.

BORIE, Monique; ROUGEMONT, Martine de; SCHERER, Jacques. Estética teatral: textos de Platão a Bertolt Brecht. Tradução de Helena Barbas. 2ª edição, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

BRISSON, L. Platon pour notre temps. In : ______. (dir.) Platon Œuvres Complètes. Paris : Flammarion, 2011.

CANFORA, L. La crisi dell’utopia. Aristofane contro Platone. 2a ed. Bari: Laterza, 2014.

CAPUCCINO, Carlotta. ARXH LOGOU. Sui Proemi Platonici e il loro significato filosófico. Firenze: Leo S. Olschki, 2014.

CHANTRAINE, P. Les Verbes signifiant lire. In Mélanges H. Grégoire, II, Bruxelles, p. 115-126, 1950.

CHARALABOPOULOS, Nikos G. Platonic Drama and its Ancient Reception. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

COLLI, Giorgio. O Nascimento da Filosofia. Trad. de Frederico Carotti. Campinas: Unicamp, 1988.

COTTON, A. K. Platonic Dialogue and the Education of the Reader. Oxford, New York: Oxford University Press, 2014.

DESCLOS, Marie-Laurence. Aux marges des dialogues de Platon. Grenoble : Jérôme Millon, 2003.

DIÓGENES LAÊRTIOS. Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres. 2. ed. Trad. Mário da Gama Kury. Brasília: UNB, 2008.

DI STEFANO, Martina. I lettori di Platone. L’influenza di Iser sugli studi platonici e alcune possibili nuove prospettive. Ethymema, 18, 2017, p. 168-185.

ECO, Umberto. Lector in Fabula. A cooperação interpretativa nos textos narrativos. 2ª ed. Trad. de Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva, 2004 (1979). p. 38-41.

______. Obra Aberta. Forma e indeterminação nas Poéticas contemporâneas. 9ª ed. Trad. Giovanni Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 2007.

FORD, Andrew. From “Socratic logoi” to “dialogues”. Dialogue in Fourth-century Genre Theory. Princeton/Stanford Working Papers in Classics, sept. 2006. Disponível em:<http://www.princeton.edu/~pswpc/pdfs/ford/090604.pdf

GAVRILOV, A. K. Techniques of reading in classical antiquity. The Classical Quarterly, 47, 1997, p. 56-73.

GONZALEZ, F. Plato’s Perspectivism. Plato Journal, 16, p. 31-48, dez. 2016.

GREENE, W. The Spoken and the Written Word. Harvard Studies in Class. Philology, v. LX, 1951.

HALL, Edith. Os Atores-cantores da Antiguidade. In EASTERLING, P.; HALL, E. Atores gregos e romanos. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Odysseus, 2008.

HALPERIN, David M.Plato and Erotic Reciprocity. Classical Antiquity, v. 5, n.1, p. 60-80, 1986.

HAVELOCK, E. A Revolução da escrita na Grécia e suas consequências culturais. Trad. Ordep José Serra. São Paulo: Unesp; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

______. The Greek Concept of Justice from its shadow in Homer to its substance in Plato. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

HERSHBELL, Jackson P. Reflections on the Orality and Literacy of Plato’s Dialogues. In GONZÁLEZ, F. (ed.) The Third Way. New Directions in Platonic Studies. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 1995.

HUBBARD, T. The Mask of Comedy, Aristophanes and the Intertextual Parabasis. Ithaca-Londres: Cornell University Press, 1991.

KEIME, Christian. Lector in Dialogo: Implied Readers and Interpretive Strategies in Plato’s Symposium. In: TULLI, M.; ERLER, M. (ed.) Plato in Symposium. Selected Papers from the Tenth Symposium Platonicum. Sankt Augustin: Academia Verlag, 2016.

KNOX, B. M. W. Silent reading in Antiquity, Greek, Roman and Byzantine Studies, 94, 1968, p. 421-435.

KOIKE, Katsuzo. Hecateu de Mileto e a Formação do Pensamento Histórico Grego. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de Coimbra, Coimbra, 2013.

KOYRÉ, Alexandre. Introdução à leitura de Platão. 3. ed. Trad. Helder Godinho. Lisboa: Editorial Presença, 1988.

LAKS, A. Qu’importe qui parle: sur l’anonymat platonicien et ses antécédents. In : CALAME, C. ; CHARTIER, R. Chartier (éds.) Identités d’auteur dans l’Antiquité et la tradition européenne. Grenoble : Jérôme Millon, 2004a. p. 99-117.

MAUDUIT, Christine; SAETTA-COTTONE, Rossella. Voir ou entendre: faut-il choisir? Une analyse de la réception théatrale dans le prologue des Thesmophories. CEA, n. 51, p. 45-73, 2014.

McCOY, Marina. Perspectivism and the Philosophical Rhetoric of the Dialogue Form. Plato Journal, 16, p. 49-58, dez. 2016.

MENEZES NETO, Nelson de Aguiar. A Poética da Mímesis e a Composição dos Diálogos Platônicos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017 (Tese de Doutorado).

NAGY, Gregory. Poetry as Performance: Homer and Beyond. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

______. Reading Greek Poetry Aloud. Evidence form the Bacchylides Papyri. Quaderni Urbinati di Cultura Classica. New Series, v. 64, n. 1, p. 7-28, 2000.

NAILS, Debra. Agora, Academy, and the Conduct of Philosophy. Dordrecht: Kluwer, 1995.

______. The people of Plato. A prosopography of Plato and other Socratics. Indianapolis/Cambridge: Hackett Publishing Company, 2002.

NIETZSCHE. Introduction à l’étude des dialogues de Platon. Trad. Olivier Berrichon-Sedeyn. Combas: Édtitions de l’éclat, 1991.

NUSSBAUM, Martha C. The Fragility of Goodness: Luck and Ethics in Greek Tragedy and Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

PFEIFFER, R. History of Classical Scholarship: From the Beginnings to the End of the Hellenistic Age. Oxford, 1968.

PLATÃO. Diálogos. O Banquete. Fédon. Sofista. Político. Trad. e notas de José Cavalcante de Souza, Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Victor Civita, 1983.

______. Diálogos. Sofista-Político, Apócrifos ou Duvidosos. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Universidade Federal do Pará, 1980.

______. Diálogos. Teeteto. Crátilo. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1973.(Coleção Amazônica)

______. Diálogos. Timeu, Crítias, O Segundo Alcibíades, Hípias Menor. Trad. de Carlos Alberto Nunes. 3ª ed. revisada. Belém: Editora Universitária UFPA, 2001.

______. Fedro. Trad. de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2016.

______. Filebo. Trad. Fernando Muniz. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2012.

______. Laques. Introdução, tradução e notas de Francisco de Oliveira. Coimbra: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1987.

______. Parmênides. Trad. de Maura Iglésias e Fernando Rodrigues. São Paulo: Loyola/PucRio, 2003.

______. Teeteto. Trad. Adriana Manuela Nogueira e Marcelo Boeri. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

PLATO. Platonis Opera. Ed. John Burnet. Oxford: Oxford University Press, 1903. Disponível em: <http://www.perseus.tufts.edu>.

PLATON. Le Banquet. Traduction et présentation par Luc Brisson. Paris : Flammarion, 1998.

______. Ménon. Traduction et présentation par Monique Canto-Sperber. Paris : Flammarion, 1993.

______. Oeuvres complètes. Traduction Luc Brisson et al. Paris: Flammarion, 2011.

______. Phèdre. Traduction Luc Brisson. Paris: Flammarion, 2012.

______. Théétète. 2 ed. Traduction Michel Narcy. Paris: Flammarion, 1995.

PRESS, Gerald A. Plato: a guide for the perplexed. London/New York: Continuum International Publishing Group, (2007) 2010.

RÖSLER. W. The Histories and writing. In BAKKER, E.J.; DE JONG, I.J.F.; VAN WEES, Hans. Brills Companion to Herodotus. Leiden-Boston: Brill, 2012.

ROSSETTI, Livio. Introdução à filosofia antiga. Premissas filológicas e outras ferramentas de trabalho. Trad. Élcio de Gusmão. São Paulo: Paulus, 2006.

RYLE, Gilbert. Plato’s Progress. Cambridge: Cambridge University Press, 1966.

SAXONHOUSE, Arlene W. The Socratic Narrative: A Democratic Reading of Plato's Dialogues. Political Theory, 37 (6), p. 728-753, 2009.

SAYRE, Kenneth M. Plato’s Literary Garden. How to read a platonic dialogue. Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame, 1995.

SCHLEIERMACHER, Friedrich D. E. Introdução aos Dialogos de Platão. Trad. Georg Otte. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

SOUSA, Luana Neres. A Pederastia em Atenas no período clássico. Relendo as obras de Platão e Aristóteles. Goiânia: UFG, 2008 [dissertação de Mestrado].

STONE, Laura M. Costume in Aristophanic Poetry. Salem, New Hampshire: Ayer Company, 1980.

SVENBRO, Jasper. Phrasikleia. An Anthropology of Reading in Ancient Greece. Translated by Janet Lloyd. Ithaca and London: Cornell University Press, 1993 (1988).

SZLEZÁK, Thomas A. Platão e a Escritura da Filosofia. Análise de estrutura dos diálogos da juventude e da maturidade à luz de um novo paradigma hermenêutico. Trad. Milton Camargo. São Paulo: Loyola, 2009.

THOMAS, Rosalind. Letramento e oralidade na Grécia Antiga. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Odysseus, 2005.

TORRANCE, Isabelle. Metapoetry in Euripides. Oxford: Oxford University Press, 2013.

UNTERSTEINER, Mario. Problemi di Filologia Filosofica. Milano: Cisalpino-La Goliardica, 1980.

VEGETTI, M. Società dialogica e strategie argomentative nella Reppublica (e contro La Repubblica). In: CASERTANO, G. (org). La struttura del dialogo platonico. Napoli: Loffredo, 2000.

WHITE, S.A. Socrates at Colonus: a hero for the Academy. In: SMITH, N.D.; WOODRUFF, P. Reason and Religion in Socratic Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 151-75.

YUNIS, Harvey. Written Texts and the Rise of Literate Culture in Ancient Greece. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

Downloads

Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

Artigos