A virtude pode ser ensinada? Uma aproximação a partir dos dia?logos platônicos de Me?non, Prota?goras e Eutidemo
Palavras-chave:
virtude, aretê, Platão, educaçãoResumo
A questão da aretê – termo traduzido usualmente como virtude – é uma das temáticas mais discutidas na filosofia de Platão. Desenvolvida por exercício ou constitutiva da natureza humana, a aretê grega ainda carece de uma definição precisa. No presente artigo vamos nos debruçar sobre o conceito de virtude em Platão, tendo como objetivo uma aproximação da questão: “a virtude pode ser ensinada?”.Referências
Textos Antigos
PLATÃO. A República. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.
____________. Mênon. Texto estabelecido e anotado por John Burnet. Tradução de Maura Iglésias. Rio de Janeiro: Ed. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / Edições, 2001.
____________. Eutidemo. Texto estabelecido e anotado por John Burnet. Tradução de Maura Iglésias. Rio de Janeiro: Ed. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / Edições, 2001.
____________. Protágoras. Tradução de Ana da Piedade Elias Pinheiro, Lisboa: Ed. Relógio D´Água Editores, 1999.
PLATO. The Dialogues of Plato. Translated by Benjamin Jowett. London: Oxford University Press, 1952.
Obras Exegéticas e Textos Complementares
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRUN, Jean. Platão. Trad. Filipe Jarro. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1985.
BRISSON, Luc. Platon. Oeuvres complètes. Flammarion, Paris, 2011.
CAEIRO, A. A Arete como possibilidade extrema do humano, Lisboa, INCM, 2002.
CORNFORD, F. M. Principium Sapientiae: As origens do pensamento filosófico grego. Tradução de Maria Manuela Rocheta dos Santos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
____________. Antes e Depois de Sócrates. Tradução de Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CORMACK, Michael. Plato’s Stepping Stones: Degrees of Moral Virtue. London, 2006.
DINUCCI, Aldo Lopes. Princípios epistemológicos do elenchus socrático. Revista Trilhas Filosóficas, Ano II, número 2 jul.-dez. 2009.
FRANCA, LEONEL. Noções de História da Filosofia. Rio de Janeiro: Agir Editora, 1955.
FREIRE, Antonio. Teísmo helênico e ateísmo atual.
GOBRY, Ivan. Vocabulário grego da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback: Petrópolis, Vozes, 2003.
JAEGER, W. Paideia: A Formação do Homem Grego. Tradução de Artur M. Parreira. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
KRAUT, Richard, "Plato", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2015 Edition), Edward N. Zalta (ed.), forthcoming URL = <http://plato.stanford.edu/archives/spr2015/entries/plato/>.
LIMA, Henrique V. Escritos de Filosofia IV: introdução à ética filosófica. São Paulo: Ed. Loyola, 2006.
MARCONDES FILHO, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 4. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2000.
TRABATTONI, Franco. Platão. São Paulo: Ed. Annablume, 2010.
SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. O nascimento da filosofia: uma peça em três atos. Lugar Comum (UFRJ), v. 33-34, p. 215-225, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.