A virtude pode ser ensinada? Uma aproximação a partir dos dia?logos platônicos de Me?non, Prota?goras e Eutidemo

Autores

  • João Cardoso de Castro UFRJ (PPGBios) / UNIFESO
  • Rodrigo Siqueira-Batista Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

virtude, aretê, Platão, educação

Resumo

A questão da aretê – termo traduzido usualmente como virtude – é uma das temáticas mais discutidas na filosofia de Platão. Desenvolvida por exercício ou constitutiva da natureza humana, a aretê grega ainda carece de uma definição precisa. No presente artigo vamos nos debruçar sobre o conceito de virtude em Platão, tendo como objetivo uma aproximação da questão: “a virtude pode ser ensinada?”.

Biografia do Autor

João Cardoso de Castro, UFRJ (PPGBios) / UNIFESO

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (FIOCRUZ/UFRJ/UERJ/UFF), possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ (2009). Atualmente é professor de Filosofia dos cursos de graduação em Ciência da Computação, Ciências Contábeis e Administração do UNIFESO. Também atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Saúde. Principais temas de atuação: filosofia e suas disciplinas, ciências sociais, educação a distância, Internet e Educação.

Rodrigo Siqueira-Batista, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz, professor do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/UFRJ) e do Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado

2017-10-29

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Artigos