Uma investigação sobre o caráter (éthos) e as virtudes morais na Ética Nicomaqueia
Palavras-chave:
caráter, virtude, vÃcio, hábitoResumo
Discute-se o significado de caráter na Ética Nicomaqueia a partir da definição de virtude moral apresentada por Aristóteles em II 6. Apresenta-se uma breve discussão e investiga-se a possibilidade ou impossibilidade de mudança de caráter. A mutabilidade do caráter parece difícil de ser sustentada dada a incontroversa estabilidade e fixidez das disposições (?????) morais, além da firmeza de um caráter inabalável que é pressuposta, por exemplo, em uma ação justa e temperante (II 4 1105a 34). Por outro lado, a tese da imutabilidade levaria a ética aristotélica a um determinismo frente à questão acerca de um agente maduro, com caráter formado, ser ou não responsável por suas ações, dado que a ação humana seria mera decorrência de um caráter imutável e, portanto, pré-determinada por ele. Assim, não parece haver determinismo em Aristóteles se este é entendido como algo que, por determinar nossas ações, retiraria delas o caráter de voluntariedade e de imputabilidade do agente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.