Sobre a estrutura demonstrativa no Fédon

Autores

  • Gustavo Barbosa Tutor presencial do curso de Licenciatura em Ciências semipresencial da USP/UNIVESP - Polo Piracicaba. Bolsista da CAPES – Processo nº 10476-12-1.

Palavras-chave:

demonstração, conhecimento, heurística, hipótese

Resumo

O escopo do artigo é discutir uma estrutura heurística implícita à demonstração da imortalidade da alma no Fédon. Preocupado com a imprecisão da linguagem e com a misologia, Platão apresenta a sua teoria das Ideias como parte de um roteiro para a investigação das causas. O método hipotético dedutivo em que se desenvolve esse roteiro pode ser descrito segundo as etapas da arquitetura heurística que Proclus atribui às demonstrações euclidianas.

Biografia do Autor

Gustavo Barbosa, Tutor presencial do curso de Licenciatura em Ciências semipresencial da USP/UNIVESP - Polo Piracicaba. Bolsista da CAPES – Processo nº 10476-12-1.

Doutorado em Educação Matemática pela UNESP (campus Rio Claro, 2014). Título da Tese: Platão e a matemática: uma questão de método. Orientador: Prof. Dr. Irineu Bicudo.Estágio de Doutorado no Exterior (CAPES - PDSE). Período: set/2012 - ago/2013. Istituição: Università di Cagliari. Itália. Responsábel: Prof.ssa Elisabetta Cattanei.Mestrado em Educação Matemática pela UNESP (campus Rio Claro, 2010). Título da Dissertação: Platão e Aristóteles na Filosofia da Matemática. Orientador: Prof. Dr. Irineu Bicudo.Bacharel em Matemática pela USP (São Carlos, 2007).Área de atuação: história da matemática e filosofia da matemática, com especial interesse nas relações entre o pensamento matemático e filosófico na Grécia Antiga, particularmente com relação ao desenvolvimento epistemológico nos séculos  V-IV a.C. 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-09-01

Edição

Seção

Artigos