As implicações éticas da natureza do conhecimento em Platão e Espinosa
Palavras-chave:
Ética, Epistemologia, Platão, EspinosaResumo
O exame das implicações teóricas entre a natureza do conhecimento e a dimensão ética, no caso de duas filosofias da tradição, a de Platão e a de Espinosa, mostram que as concepções sobre o bem, as virtudes, as normas morais dependem de uma apreciação epistemológica. Os domínios disciplinares são derivações estratégicas ou pedagógicas, portanto, não são essenciais ao sistema filosófico que sempre se apresenta numa unidade. Apesar dos grandes avanços temáticos e específicos da epistemologia e da ética na contemporaneidade, a tradição metafísica conserva de modo notável uma visão integradora do ser humano, do universo e de Deus. Não se pretende neste ensaio um retorno à metafísica tradicional, mas explicitar, a partir de duas épocas, a unidade do pensamento filosófico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.