Mostração e demonstração do eros dialético
Palavras-chave:
epideixis, apodeixis, eros, Banquete, PlatãoResumo
Na escrita de seus diálogos, Platão aplica os mais variados recursos, sejam eles imagéticos ou teóricos, para fundamentar suas ideias. O presente artigo pretende resgatar os modos como o filósofo grego emprega, na fundamentação de suas teorias, dois gêneros discursivos, a mostração e a demonstração. No processo de reelaboração da imagem de eros, no Banquete, o seu jogo expositivo compreende tanto a utilização da epideixis, palavra grega cujo significado é “mostração”, como da apodeixis, “demonstração”, realizando o uso concomitante e indissociável dos dois elementos, como se não houvesse limites, ou distinções, entre cada uma das modalidades retóricas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.