A isonomia e a diferença: a recepção do papel das mulheres no enfrentamento das ondas da Politéia V
Palavras-chave:
Diferença, mulheres, isonomia, gêneroResumo
O texto discorre sobre as duas primeiras ondas da Politéia platônica, discutidas por meio de planos de leitura do papel das mulheres na construção da cidade justa. Na simbologia demonstrativa da obra encontra-se o télos maior do ideal de uma cidade governada pelo filósofo. No entanto, as duas primeiras ondas ressoam como verdadeiro ponto de incitação, a ser analisado de várias perspectivas argumentativas. O grande desafio que o texto da Politéia apresenta é de ser lido nos moldes de certa estética da recepção, tomando a obra como verdadeiro potencial de efeitos, na qual princípios de isonomia, identidade e diferença se validam de forma paradoxal.Downloads
Edição
Seção
Licença
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.