O Sócrates de Kierkegaard

Elias Gomes da Silva

Resumo


Pretende-se analisar a originalidade de Kierkegaard em nos apresentar um Sócrates que não se restringe a uma simples descrição acadêmica dos antigos e múltiplos relatos feitos por seus contemporâneos mais próximos. O Sócrates de Kierkegaard, como aqui chamado, possui a capacidade de seguir “carreira solo”. Em outras palavras, diversos pesquisadores do pensamento kierkegaardiano reconhecem nessa temática o desenrolar do que viria a ser – em futuro próximo – a constituição do próprio “método” de Kierkegaard. Proporcionalmente, apresentaremos uma análise sistematizada sobre o tema prioritariamente levando em conta sua Dissertação apresentada em 1841 na Universidade de Copenhague, com o título O Conceito de Ironia – constantemente referido a Sócrates.

Palavras-chave


Kierkegaard; Sócrates; Ironia; Filosofia

Texto completo:

PDF

Referências


KIERKEGAARD, S. Conceito de Ironia – constantemente referido a

Sócrates. Ed. Bolso. Trad. Álvaro Luiz Montenegro Valls. Petrópolis: Vozes, 2006.

________. Migalhas Filosóficas ou um bocadinho de Filosofia. Trad. Álvaro Luiz Montenegro Valls. Petrópolis: Vozes, 1995.

LAÊRTIOS, Diógenes. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Brasília, Ed. UnB, 2008.

PAULA, M. G. Socratismo e Cristianismo em Kierkegaard: o escândalo e a loucura. São Paulo: Annablume, 2001.

________. Sócrates entre a ética e a ironia: o pensador ateniense segundo as interpretações de Hegel e Kierkegaard. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena - Ano II - n. 3, p. 151-172.

REALE, G. Sofista, Sócrates e Socráticos Menores. São Paulo: Loyola, 2009.

VALL, A. L. M. Apresentação. In. KIEREKGAAARD, S. O Conceito de Ironia. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 7-14.

________. Procurando Ler Kierkegaard Hoje. PAULA, M. G. Socratismo e Cristianismo em Kierkegaard: o escândalo e a loucura. São Paulo: Annablume, 2001


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.